FERNANDO JOSÉ PEREIRA | Apresentação dos livros de artista: “The icelandic days” vol. 1 e vol. 2 | sexta-feira, 25 OUT, 22h00

Screen Shot 2013-10-23 at 9.42.02 PM

A inc. conta com a sua presença no dia 25 de Outubro, pelas 22h00, para o lançamento dos livros de artista “The Icelandic Days” Vol.1 e Vol.2, de Fernando José Pereira. Os livros, ambos exemplares únicos, foram concebidos durante uma residência artística em 2012, no “Skaftell Center for Visual Arts”, em Seydisfjordur na Islândia.

- – - – - - – - – - - – - – - - – - – - - – - – - – - – -

OS LIVROS:

- – - – - - – - – - - – - – - - – - – - - – - – - – - – -

fotografia

The Icelandic Days Vol.I – Collecting Time

e

The Icelandic Days Vol.II – Oh Shit! More 110 Days Whithout Any Sign of Another Attack on  Global Capitalism.

IMGP2728

IMGP2729

Fernando José Pereira, livros de artista de trabalhos originais (técnica: fotografia, colagem e carimbo), capa dura com etiquetas Dymo, Vol.I: 62 pp., 33,5×23,5 cm, Vol.II: 115 pp., 27×21,5 cm, exemplares únicos, 2012/13. Preço sob consulta

“Os livros são um dos resultados da residência no “Skaftell Center for Visual Arts”, em Seydisfjordur na Islândia.

O 1º é uma espécie de diário fotográfico dessa experiência entre Reykjavik e Seydisfjordur. Seydisfjordur é uma pequena localidade do nordeste da Islândia que tem uma relação intensa e já longa com o artworld porque foi o local escolhido, nos anos 60 e 70, pelo Dieter Roth para montar um dos seus estúdios. Devido à sua presença ali formou-se a Dieter Roth Art Academy que lecciona, desde essa altura cursos especializados para estudantes de arte, tendo como professores artistas de várias partes do mundo que aí se deslocam para dar as aulas em formato intensivo. O Skaftfell Center for Visual Arts aparece como descendente directo dessa experiência e dedica-se a organizar residências para artistas de todo o mundo. Foi premiado este ano como o melhor centro da Islândia. Mantém uma actividade regular e anual com as residências e exposições.

O 2º livro é uma experiência em torno do Tempo, da natureza e da política. Apresenta fotos diárias do mesmo local durante 110 dias consecutivos. O local é o vulcão Hekla, um dos mais activos da Islândia e, também, um dos mais violentos, sendo esperada já há algum tempo uma nova erupção que, contudo, tem estado adormecida até hoje. Á natureza imensa e ao Tempo que passa, dia após dia, soma-se a nova ameaça ao pan sistema global de uma erupção muito mais violenta que a muito conhecida e relativamente pequena do Eyjafjallajökull em 2010, com as consequências que então conhecemos…”

Fernando José Pereira

- – - – - - – - – - - – - – - - – - – - - – - – - – - – -

LANÇAMENTO:

- – - – - - – - – - - – - – - - – - – - - – - – - – - – -

fotografia

fotografia2

Deixe a sua resposta